Auto-estima é uma sensação íntima. É muito mais do que um “carro novo” ou um “banho de loja”. Procure a auto-estima DENTRO de você.
Auto-estima implica em auto-conhecimento. Numa avaliação adequada de si mesmo.Conscientize-se de suas qualidades e de seus defeitos, de seus limites. Reveja suas crenças, valores, do que é importante em sua vida. Avalie o que pode e deve ser mudado. Vá atrás de seus objetivos !
Você tem pontos fracos? Não se lamente! FAÇA! a melhor forma de recuperar a auto-estima é fazer algo para superar o que a desagrada. É ter coragem de mudar e assumir a responsabilidade pelas mudanças.
Proponha-se metas realistas e viáveis. Conquiste-as passo a passo.
Faça o melhor que puder mas combata a crítica muito rigorosa acerca de si mesmo, o perfeccionismo. Errar faz parte do desenvolvimento, do aprendizado.Você tem defeitos que o incomodam ? Assuma-os e lute para mudar o que pode e deve ser mudado, mas não deixe de gostar de você por causa disso. Para alcançarmos nossos objetivos temos que aceitar a possibilidade de erro.
Veja o que o erro ou o insucesso pode lhe ensinar. Encare-os COMO OPORTUNIDADE PARA APRENDIZADO e não como prova de fracasso ou incompetência. Erro bem conduzido não é fracasso. Ao contrario , pode ser ponto de partida para o sucesso. Errou? Corrige! Caiu? Levanta!
Marco Antonio De Tommaso - psicólogo e psicoterapeuta
Se vc achar auto-estima à venda por aí, tô comprando..
ResponderExcluir